Fernando Pessoa #02 – Original Sin

In this concise yet dramatic poem, Pessoa uses Álvaro de Campos, the naval engineer, to pose a series on quescaesartions whose answers are only available through the act of living: what’s with my reality, that I only have a life?

The figure of the Caesar at the end is bound to arouse humor, but what  does it mean? What does it mean to be a Caesar? Have I been one without knowing it? Have I been many?

A reader of Campos will note that Pessoa uses him to ask these hard questions, questions which his other heteronymes aren’t prepared to address. Find a copy of the Portuguese version below.

Pecado Original

Ah, quem escreverá a história do que poderia ter sido?
Será essa, se alguém a escrever,
A verdadeira história da humanidade.
O que há é só o mundo verdadeiro, não é nós, só o mundo;
O que não há somos nós, e a verdade está aí.

Sou quem falhei ser.
Somos todos quem nos supusemos.
A nossa realidade é o que não conseguimos nunca.

Que é daquela nossa verdade — o sonho à janela da infância?
Que é daquela nossa certeza — o propósito a mesa de depois?

Medito, a cabeça curvada contra as mãos sobrepostas
Sobre o parapeito alto da janela de sacada,
Sentado de lado numa cadeira, depois de jantar.

Que é da minha realidade, que só tenho a vida?
Que é de mim, que sou só quem existo?

Quantos Césares fui!

Na alma, e com alguma verdade;
Na imaginação, e com alguma justiça;
Na inteligência, e com alguma razão —
Meu Deus! meu Deus! meu Deus!
Quantos Césares fui!
Quantos Césares fui!
Quantos Césares fui!

This entry was posted in Álvaro de Campos, Fernando Pessoa, Trans. from Portuguese. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

